O que é exatamente um trabalhador autônomo?
Um trabalhador autônomo é aquele que, basicamente, não tem um patrão. Trabalha e responde somente a si, seja prestando qualquer tipo de serviço ou comercializando produtos.
É o sonho de muita gente, porque oferece independência profissional e financeira. Afinal, é muito bom fazer seus próprios horários, decidir exatamente o que fazer com seu dinheiro, ter flexibilidade e cobrar o que achar justo por seu trabalho.
O trabalhador autônomo não é refém de patrão ou de empresa, é seu próprio chefe e trabalha de onde quiser. Mas, claro, deve ser uma pessoa organizada e disciplinada para poder aproveitar toda esta liberdade.

Trabalhador com o seu cartão alt.bank
Os desafios e os direitos do trabalhador autônomo
Disciplina. Essa é a palavra-chave que define o trabalhador autônomo. Sem ela, certamente seu negócio não irá alcançar o potencial que pode ter.
Fazer seus próprios horários também pode significar trabalhar mais, com o objetivo de ganhar mais. Afinal de contas, você não terá um salário fixo nem direitos trabalhistas como férias, 13 salário e até aposentadoria. Deve estar preparado para se organizar financeiramente e garantir, por conta própria, todos esses extras.
Mas não se assuste, porque não significa que você não terá tudo isso. Você pode – e deve, ter todos esses benefícios, mas será tudo organizado por você mesmo, de forma justa e transparente.
Você também pagará alíquotas – que são as taxas em cima dos seus ganhos, para a Previdência Social, mas tem a oportunidade de pagar menos do que uma pessoa que tem sua carteira de trabalho assinada. Tudo vai depender de quanto você fatura por mês.
Qual a diferença entre fazer bico e ser trabalhador autônomo
O profissional autônomo é é um profissional formalizado, que paga Imposto de Renda, INSS e ainda precisa pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS). Tem garantias trabalhistas, tais como aposentadoria, garantidas.
O profissional que faz bico não emite qualquer tipo de nota fiscal, normalmente é uma pessoa que está complementando sua renda, e não é seu trabalho principal. Caso seja, é uma pessoa que não terá direito a qualquer direito trabalhista.
Ainda não é um profissional autônomo e quer se tornar um?
Ok, chegou o grande momento!
Se você está naquela fase da vida na qual precisa de mais liberdade e independência profissional, ser um profissional autônomo vai te proporcionar tudo isso.
Vamos te passar 5 dicas simples para ser um profissional autônomo bem-sucedido!
1. Organização Financeira
Falamos bastante sobre organização financeira nesse blog. É porque realmente é super importante.
Você precisa garantir que, caso se machuque e não possa trabalhar por algum tempo, sua renda está garantida. É importante poder tirar dias de descanso, como fins de semana e férias.
Há diversos cursos online gratuitos por aí, até mesmo no Youtube. Mas você pode buscar instituições como o Sebrae, que disponibiliza cursos sobre organização financeira e muito mais gratuitamente.
2. Divulgue seu trabalho
Você precisa ser a solução do problema do seu cliente. Para isso, precisa estar onde ele está.
Esteja nas mídias sociais, seja ativo e divulgue muito os benefícios do seu serviço ou produto. Pode ser por meio de fotos, vídeos e até depoimentos de seus clientes.
O mais importante é que você seja lembrado, indicado e visto. Isso significa que precisa conquistar seus clientes para que eles indiquem seu trabalho. E precisa, também, encontrar novos, seja através da internet ou da sua vizinhança.
3. Esteja sempre regularizado
Pague seus tributos direitinho. Sempre enxergue o pagamento dos seus impostos como prioridade.
No futuro, estes impostos irão garantir o descanso merecido da aposentadoria. Lembre-se que você trabalha muito para alcançar este descanso.
4. Organização pessoal
Ser seu próprio patrão significa ter horários e dias de trabalho flexíveis. Mas, se você não tiver disciplina, pode acabar afundando seu negócio.
Mantenha uma rotina de trabalho, dedique-se e defina até mesmo a quantidade de horas que precisa cumprir para garantir seu negócio rodando.
5. Busque sempre o aperfeiçoamento como trabalhador autônomo
Você enfrentará desafios, como concorrência com empresas estruturadas. Então, lembre-se de sempre continuar aperfeiçoando seu trabalho, seja através de estudo ou prática.
Inspire-se em casos de sucesso. Foque nos acertos dos outros como exemplos, para que sua carreira como profissional autônomo seja só sucesso e crescimento!
Nossa missão é revolucionar o setor bancário brasileiro. Ainda não faz parte do alt.bank? Saiba mais sobre nossos serviços e nossa história clicando aqui.
0 comentários